quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AÇÕES DO PROJETO NOVOSHORIZONTES DO ANO DE 2011 ENCERRAM NO DIA 30 DE NOVEMBRO



O 3º Encontro do Projeto "NOVOSHORIZONTES" foi realizado na Comarca do Fórum  de Justiça de Paragominas  sob a coordenação dos Analistas do Setor Psicossocial e Pedagógico Cristina Machado psicóloga, e Augusto Cézar pedagogo.  

A equipe  faz a elaboração  do projeto  e acompanha  as atividades que tem como principal objetivo  a ressocialização dos egressos.
                                                                    FOTO Augusto César
No dia 26 de Outubro  os egressos  participaram  da palestra  ministrada pelo professor José Antônio com o tema "Educação como oportunidade de crescimento pessoal e social". Participaram do evento  17 egressos 

O  próximo encontro do Projeto será no dia 30/11 com a programação de confraternização, a atividade marca o encerramento das  atividades  do PROJETONOVOSHORIZONTES deste ano.

                                                                  FOTO AUGUSTO CÉSAR
Em 2012 as atividades do projeto NOVOSHORIZONTES  retornam  com novas ações.

Festa dos Tabernáculos em Paragominas


A “FESTA DOS TABERNÁCULOS” é uma festa bíblica, estabelecida por Deus e que vem sendo comemorada há mais 4.000 anos.

No livro de Levítico (23:34-44) o Senhor ordena que se estabeleça esta festa com objetivo de tornar vivo na memória do seu povo, o tempo em que viveram no deserto, na transição entre a libertação do Egito e a entrada na Terra Prometida. Neste período, todas as famílias de Israel, mesmo tendo por moradia frágeis cabanas, podiam contar com a presença Deus habitando entre eles.

Em nossos dias, A FESTA DOS TABERNÁCULOS, tem como objetivo primordial celebrar e exaltar Jesus, Deus que se fez carne e habitou entre nós. Este sempre foi o interesse de Deus, habitar com seu povo. Jesus, veio cumpriu o seu ministério e antes de sua ascen& ccedil;ão, reuniu os discípulos e revelou este propósito declarando: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". (João 14:1-2.)

Vale ressaltar, ainda, que não são todas as Igrejas Cristãs que celebram TABENÁCULOS. A Igreja Luz Para as Nações e as demais igrejas na Visão Celular no Modelo dos 12, vem trabalhando o resgate das tradições bíblicas, haja visto que muitos ainda consideram esta e as demais festas bíblicas (Páscoa, Pentecostes), como sendo essencialmente judaíca. Não podemos esquecer, e muito menos desprezar os princípios e valores transmitidos através da Palavra de Deus, ainda que estes estejam reg istrados no Antigo Testamento, até porque, no evangelho de João no capítulo 7 há um registro da participação do próprio Jesus na FESTA DOS TABERNÁCULOS.

Reunir o povo de Deus em 03 dias de festa para louvar e exaltar o Deus todo Poderoso com música, teatro, danças, é o anseio da Igreja Luz para as Nações, pois a celebração desta festa é uma grande reunião da família de Deus onde todos podem expressar sua alegria de conhecer e servir ao Senhor Jesus.

Há uma promessa de Deus para que celebra Tabernáculos conforme o livro do profeta Zacarias (14:17-18): A chuva e a proteção de Deus alcançandotoda a família.


Festa dos Tabernáculos 2011
Tema: Israel, uma Luz para as Nações
Local Ginásio de Esportes de Paragominas
Dia s 25, 26 e 27 de Novembro às 19:00h

fonte folha litoral

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO 2010


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Primeira Vara Cível do Fórum da Comarca de Justiça de Paragominas recebeu Projeto de Organização Arquivística.


O Programa de Gestão Documental foi implantado em 2010 pelo Administrador da Secretaria de Administração  do Tribunal de Justiça do Estado do Pará Antônio Brito, a ação faz parte da implementação  do projeto de   Organização arquivística nas comarcas do estado do Pará.

As Bibliotecárias Leiliane Rabelo, e Rosita Marques especialistas em arquivologia do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, estiveram no Município de Paragominas  para organizar o acervo arquivístico da 1ª Vara Cível da Comarca do Fórum de Justiça de Paragominas.

                                                                                Foto Adriani Pires

Os servidores  participam de treinamentos  sobre o funcionamento, e as formas adequadas de  organizar e a  preparação  do acervo para futuras avaliações, garantindo assim maior agilidade  no desarquivamento de processos.

O objetivo do Programa  de Gestão Documental é a organização dos dados de todos os processos. As caixas que armazenam os processos foram organizadas por ação, e por ano no setor de arquivo, assim facilita localizar cada processo quando necessário, desde a sua criação  até o destino final.   

Durante o período do andamento dos processos os mesmos  podem ser eliminados, ou de guarda permanente. Os serviços que foram desenvolvidos na sala do  arquivo da primeira vara cível da infância e juventude  teve a duração de aproximadamente 15 dias. 

Após a conclusão dos trabalhos do acervo da primeira vara cível, A previsão é que a segunda vara cível, e Terceira Vara criminal também recebam os serviços de organização dos seus arquivos é o que afirma as Bibliotecárias: Leiliane Rabelo, e Rosita Marques.

Ainda de acordo com as bibliotecárias,  a Comarca de Paragominas é pioneira no que se refere a organização do acervo arquivístico. O projeto piloto que foi realizado no município  visa também facilitar o trabalho no setor onde são arquivados os processos diversos. Outras comarcas do interior do estado também vão  receber os serviços do Programa  de Gestão Documental.

Em comemoração aos 20 anos de existência do Departamento de Documentação e Informação  Divisão  de Documentação e Arquivo, O Tribunal de Justiça do Estado do Pará produziu a cartilha Arquivando e Desarquivando contendo todas os técnicas que devem ser aplicadas nos setores de arquivos das Comarcas. 

Os servidores que atuam nas secretarias podem adquirir mais informações sobre a organização de arquivos  através do site www.tjpa.jus.br 

Texto: Adriane Pires