A Paralizia Infantil é uma doença Infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire lesões que atingem o sistema nervoso, provocando Paralisia, principalmente nos membros inferiores.
Neste sábado acontece o dia D da campanha. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças de zero, e menores de cinco anos aos postos de vacinação, para serem imunizadas, são apenas duas Gotinhas.
Não existem mais portadores de Paralizia Infantil no Brasil, graças a vacinação que protege as crianças da doença. Esta semana começou a primeira etapa da campanha de multivacinação contra a Paralizia Infantil 2011 em Paragominas.
No posto de saúde do Bairro Cidade Nova, o Pequeno Cláudio Artur foi a primeira criança de Paragominas que recebeu a vacinação contra a Paralizia Infantil nesta primeira etapa da campanha de 2011.
As vacinas contra a Paralizia Infantil ficam armazenadas a uma temperatura de 2 a 8 graus celsius, e cada bisnaga contém 25 gotas, cada criança recebe duas gotinhas da vacina.
As crianças que já foram vacinadas contra a Paralizia Infantil devem ser vacinadas novamente. A campanha encerra no dia 24 de junho de 2011.
A meta é vacinar 10.704 crianças menores de cinco anos de idade em Paragominas. a única medida preventiva eficaz contra a doença é a vacinação.
500 doses da vacina contra a Paralizia Infantil estão disponíveis em cada posto de saúde. No total são 26 Postos de vacinação para atender a demanda.
No dia 18 de junho dia D da Campanha, haverá carro itinerante de vacinação passando nos bairros, a vacina contra a Paralizia Infantil também estárá disponível no Hospital Municipal, nas Comunidades Rurais, e em 9 Escolas Municipais.
Duas novas vacinas também já estão disponíveis nas unidades de saúde de Paragominas, trata-se da Pneumocócica 10 valente, e Meningocócica conjugada, para crianças menores de um e dois anos.
Aproximadamente 500 doses da vacina contra a Paralizia Infantil estão sendo distribuídas em Cada posto de saúde pelas equipes do departamento de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde
No dia 18 de Junho dia D da campanha, haverá vacinação no hospital Municipal nas Comunidades Rurais, em 9 Escolas Municipais, e um veículo itinerante de vacinação estará passando nos Bairros para imunizar crianças contra a Paralizia Infantil.