quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vários Casais Participam De Curso de Dança

Esta semana vários casais estão participando  do curso de Dança de salão em Paragominas. O treinamento está sendo ministrado pela  Professora de Dança Lívia Paixão, e o ex dançarino da Banda Calypso e Diretor Coreógrafo  Rolon ho, que  também é Coordenador dos espetáculos da única Companhia de Dança de Belém, a Cia de Dança Cabanos que promove o festival  anual de dança. Evento que  reúne grupos de dança de vários municípios do Estado do Pará em Belém.
O curso está sendo ministrado pela SECULT Secretaria Municipal de Cultura Turismo Desporto e lazer , e Instituto de Artes do Pará (IAP)
As aulas práticas e teóricas do curso incluem um pouco de cada ritmo, os alongamentos do corpo humano são fundamentais para o desenvolvimento de cada técnica e dos movimentos da dança. Os alunos adquirem os conhecimentos e as técnicas de Samba Bolero, Brega , Zouk, Forró, Calypso, e Merengue.
Jônata Santos é dançarino e Marília Lucena é bailarina  da companhia municipal de dança do espaço cultural, o casal está participando das aulas do novo curso de dança de salão para adquirir mais conhecimentos.
A Professora de dança Lívia Paixão licenciada em Dança pela Universidade Federal do Estado do Pará  avaliou  o desempenho dos alunos do curso de dança de salão em Paragominas. Durante o curso os Dançarinos Rolon Ho e Lívia Paixão fizeram demonstrações dos variados ritmos.
Judnália Toledo Coordenadora de Cultura do Município de Paragominas, a  Professora de Balét  Kátia Ramos, e demais equipes que trabalham na companhia municipal de dança da secretaria municipal de cultura estão acompanhando e auxiliando os profissionais e alunos que estão participando do curso de dança de salão.
Várias Duplas estão participando do  curso, o treinamento iniciou na última segunda feira e encerra neste sábado 28 de Abril com uma vasta programação que está sendo organizada pelas equipes da secretaria municipal de cultura.
Texto: Adriane Pires

terça-feira, 24 de abril de 2012

Programação Cultural 28 de Abril Dia Mundial da Dança


 

A Secretaria Municipal de Cultura promove no dia 28 de abril (sábado), uma grande programação em comemoração ao Dia Mundial da Dança.O evento terá início às 19:00 da noite no Teatro Reinaldo Castanheira, com entrada franca.
Haverá apresentações de danças da Secult – Espaço Cultural, como: Ballet Clássico Infantil, Dança Folclórica, Hip Hop, Free Step, Dança de Salão, Dança Moderna, Dança Africana e Jazz. Além de você prestigiar, será uma grande oportunidade para conhecer os grupos de danças existentes em nossa cidade, em especial aqueles que são coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura.
O Dia Mundial da Dança vem sendo celebrado em 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todas as modalidades de dança. A comemoração foi introduzida em 1992 pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.
Entre os objetivos do Dia Mundial da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
O foco está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas as escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da arte na vida do ser humano.
Fonte secult

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Brasileiros Conseguem Vistos para os Estados Unidos com mais Facilidades

A emissão do visto á Brasileiros que viajam aos Estados Unidos aumentou em mais de 60% nos últimos meses, devido as facilidades oferecidas e principalmente neste período de temporada de compras, para estudantes, e  turistas.

Segundo dados divulgados pela Embaixada americana no mês de março de 2012, o visto documento obrigatório para entrar nos estados unidos foi concedido para muitos brasileiros, representando cerca de  62% a mais que no mesmo período do ano de 2011. Nos três primeiros meses do ano de 2012 os Brasileiros que solicitaram o documento receberam quase 300 mil vistos

São pessoas que viajam á trabalho, férias, tratamento de saúde, para estudantes, e para temporada de compras. Em Paragominas a regularização da documentação do visto também aumentou consideravelmente afirmou Margareth Balla  proprietária de uma empresa de turismo.

O visto é um tipo de  autorização que quando concedido fica afixado no passaporte . o documento possibilita as pessoas viajarem  aos Estados Unidos por um determinado período de aproximadamente 90 dias.

São vários os documentos exigidos para a obtenção do visto americano, a data de validade do documento consta no passaporte que é de aproximadamente 10 anos ,e o período de permanência do imigrante nos estados Unidos.

Desde do ano de 2010 que o  novo passaporte passou a ter validade de 10 anos, isso não significa que a pessoa que recebeu autorização para viajar , pode  ficar este período nos Estados Unidos.
O prazo máximo de permanência naquele país é de 90 dias, o que também vai depender do objetivo da viajem de cada um.

Menores de 14 anos de idade não precisam mais participar das entrevistas  nos consulados  do Rio de Janeiro de Brasília, São Paulo e Recife que disponibilizam este tipo de  autorização, desde de que os pais tenham a documento devidamente regularizado.

Os Governos dos Estados Unidos e do Brasil continuam estudando a possibilidade de facilitar  e agilizar a concessão de vistos, para  Brasileiros. Atualmente quase 30 países não precisam do visto para entrar nos Estados Unidos. No Brasil serão implantados mais dois consulados norte americanos, em  Belo Horizonte  e Porto Alegre. O objetivo é conceder o documento em um curto período.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projeto Tainá na Escola

Tainá, a pequena guerreira que luta pela floresta amazônica, vai ganhar um novo capítulo nos cinemas. Em “Tainá 3 – A Origem”, voltamos no tempo para entender como a menina se transformou em uma destemida defensora do meio ambiente. E, para vivê-la, foi escolhida uma indiazinha de verdade.

Wiranu Tembé, de 5 anos, da aldeia Teko-Haw, em Paragominas, quando descoberta, não sabia nem falar português (sua língua nativa é o tupi). Selecionada entre mais de 3 mil crianças de todo o Brasil, hoje ela é a protagonista do novo filme da série.

Rodado no estado do Pará, com locações em Alter do Chão, “Tainá 3 – A Origem” tem lançamento nacional este ano e sua pré-estreia será em Paragominas, no mês de outubro, na Arena do Município Verde, que contará com a presença da família de Wiranu e de toda a produção do filme, além da imprensa nacional.

Pautada nesse clima de lançamento, a SECULT, em parceria com a SEMEC, está promovendo a exibição do primeiro filme da saga: “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”, protagonizado por Eunice Baia. O Projeto “Tainá na Escola” oportuniza a todas as crianças e jovens da Rede de Ensino Fundamental de Paragominas, conhecer a saga da pequena protetora do meio ambiente, com exibições gratuítas no Teatro Reinaldo Castanheira – Espaço Cultural, durante os meses de abril e maio, com sessões às segundas, quartas e sextas-feira, às 8h30 e às 14h30. No segundo semestre, será a vez da exibição do segundo filme: “Tainá 2 – A Aventura Continua”.

As exibições dos filmes Tainá 1 e 2, também serão levadas aos diversos bairros da cidade, a partir de maio, através do Programa “Cine Mais Cultura”, em parceria com as Associações, para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer a saga de Tainá, criando com isso, a ambiência para o terceiro filme.
Para saber mais sobre o novo filme, acesse o site:  http://www.taina3.com.br/
 fonte: secut


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cartilha do Projeto Recicléia destaca a cidade de Paragominas

O Projeto recicléia adote essa idéia e um projeto de educação ambiental que existe há sete anos ,e tem como principal objetivo levar para a sala de aula projetos pedagógicos que visam sensibilizar alunos sobre a a preservação do meio ambiente. Alunos e professores elaboram cartilhas educativas.
A primeira cartilha do projeto de educação ambiental recicléia foi elaborada  pelos alunos de são Miguel do guamá  com o tema:  lixo. Os trabalhos pedagógicos foram desenvolvidos  através do projeto amigos da escola. A segunda cartilha foi sobre aquecimento global . A terceira cartilha já  foi produzida pelos alunos da oitava serie da escola Amilcar batista Tocantins  que trouxe o tema Amazônia.
 A quarta cartilha também  elaborada pelos alunos das escolas Amilcar Tocantins e escolas municipais de mãe do rio. A Cartilha abordou o tema recicléia em : Água para se comer.  Foram 4.500 exemplares produzidos  e distribuídos nas escolas  dos dois municípios.
De acordo com o tema  de cada cartilha os alunos e professores participam e produzem peças teatrais sobre educação  ambiental  contido nas cartilhas. A aluna Nákia Pérola faz o personagem da recicléia, uma boneca confeccionada de materiais recicláveis.
Agora as equipes  compostas por  dez professores da escola Amilcar Tocantins que atuam diretamente no projeto  estão ser preparando para  produzirem a quinta cartilha  ambiental que terá  o titulo recicléia em: municípios para se viver , o objetivo é abranger várias escolas e comunidade em geral dos municípios paraenses, e da Amazônia.


O projeto  iniciou em são Miguel do Guamá e se estendeu á vários municípios, incluindo Paragominas. Os alunos e professores da escola Amilcar batista Tocantins estão desenvolvendo o projeto, e expandindo as atividades pedagógicas através de pesquisas, teatros,   eles  se preparam para confeccionar mais uma cartilha educativa  sobre meio ambiente.
Aproximadamente 200 alunos  que fazem  as  pesquisas  em jornais , livros na internet  levam para a sala de aula e organizam o material didático para se transformar em informações da revista em quadrinhos do projeto recicléia
Ana Paula  vice diretora escola Amilcar Tocantins é voluntária do projeto e colaborada, ela afirma que, com a sensibilização sobre meio ambiente, é possível levar conhecimentos sobre a preservação do planeta terra. Os alunos vão preservar o meio ambiente.
A quinta cartilha tem objetivo de discutir a sustentabilidade das cidades, tendo como foco os municípios sustentáveis no mundo no BrasiL e na Amazônia. E  a cidade de Paragominas é referencia  em  sustentabilidade através da implantação do projeto  município verde.
Portanto a quinta  edição do projeto recicleia é abranger todas as escolas  das cidades da Amazônia, e de todo o Brasil e levar o projeto também para outros países.
A Trajetória do  lago verde de Paragominas que será inaugurado em breve, também fará parte da elaboração da quinta cartilha de educação ambiental.
As  cartilhas estão registradas na biblioteca nacional no rio de janeiro com todos os direitos autorais reservados a autora do projeto  a professora  Lindalva Fernandes. Já participaram dos lançamentos das cartilhas recicléia em São Miguel do Guamá, karol sakamura, E a atriz Izabel filardes.



O objetivo dos educadores e voluntários que atuam no projeto RECICLÉIA é divulgar em todas as escolas do estado e do Brasil, a importância da preservação do meio ambiente, e a questão ambiental não é uma preocupação local e sim mundial.
A cidade de  Paragominas é a terceira cidade do mundo a desenvolver um projeto de sustentabilidade, que é o projeto município verde. E o conteúdo da  quinta revista  em quadrinhos vai destacar um pouco o projeto.
O Prefeito Paulo Pombo Tocantins recebeu a vista de professores e alunos que estão participando do projeto de educação ambiental . Na oportunidade os alunos fizeram uma entrevista sobre o projeto município verde, as informações vão fazer parte da elaboração da quinta cartilha do projeto recicléia.
fotos: blog recicléia adote essa idéia
Texto: Adriane Pires

Prefeitura de Paragominas divulga edital do Concurso Público 2012

O Prefeito Municipal de Paragominas, no uso de suas atribuições legais, torna público a abertura de inscrições ao Concurso Público para provimento de vagas em Cargos de Nível Fundamental, de Nível Médio e de Nível Superior. O Concurso Público será executado pelo Instituto de Desenvolvimento Social do Baixo Amazonas – IDESBA Cargo O Concurso destina-se ao preenchimento de 445 (quatrocentas e quarenta e cinco) vagas nos cargos efetivos definidos no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores Públicos Municipais de Paragominas.

II— DAS INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições a este Concurso Público serão realizadas via Internet no período de 05 de abril a 04 de   maio   de   2012,   devendo   o   interessado   consultar   as   instruções   constantes   no   site http://http://www.concursoparagominas.com.br/, nele disponibilizamos duas formas de inscrições:

a) Preencher a ficha de inscrição do próprio site e imprimir o comprovante de inscrição gerado, emitindo o comprovante de inscrição contendo o valor da Taxa de Inscrição correspondente, devendo o pagamento da mesma, ser efetuado em qualquer agência bancária do Bando do Brasil até o ultimo dia de inscrições;

2.2. Para atender ao candidato  que não tenha acesso a internet,  a Coordenação do Concurso disponibilizará  a Central de Atendimento na sede da Prefeitura Municipal de Paragominas, no horário das 8h às 14h, de segundas as sextas-feiras, para que os interessados possam preencher a Ficha de Inscrição na qual constará o valor da Taxa de Inscrição correspondente, a qual deverá ser paga em qualquer agência bancária do Bando do Brasil até o ultimo dia das inscrições.

VIII — DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
8.1. As Provas para todos os Cargos terão a duração de quatro (4) horas e será aplicada no Município de Paragominas, em data, hora e local a serem divulgados em Edital específico e divulgados no site http://www.concursoparagominas.com.br, e constará no Cartão de Confirmação de Inscrição.
LEIA O EDITAL COMPLETO NO LINK ABAIXO:

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Curso de Dança de Salão

Estão abertas as inscrições para o curso de dança de salão, através da secretaria municipal de cultura turismo desporto e lazer.  
O curso será ministrado através de parceria entre prefeitura,  e Instituto de artes do Pará o IAP. As duplas que quiserem se aperfeiçoar na área da dança,  devem se inscrever de Graça até o dia 13 de abril no espaço cultural.

O curso terá como instrutor  pelo professor dançarino e coreógrafo  Rolon ho muito conhecido no meio artístico da música,  por ater atuado como um dos dos melhores dançarinos em  toda a trajetória de shows da Banda Calypso.
O curso será realizado no período de 23 á 28 deste mês, com carga horária de 40 horas, sendo 15 casais por turma. Haverá entrega de certificados. Serão formadas turmas pela manhã, tarde e noite. As  vagas são limitadas.   
Adriane Pires

Palestra Içami Tiba hoje em Paragominas

Içami Tiba, médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e um dos mais renomados palestranteBrasileiro estará em Paragominas, dia 4 de abril do corrente, ministrando umaimportante palestra sobre drogas
Esta é mais uma grande programação promovida pela Prefeitura de Paragominas, através da SECULT e da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, integrando o Pacto contra as Drogas assinado recentemente pelo Poder Público e sociedade civil organizada de nossa cidade.
Entre seus diversos títulos, Içami Tiba é Membro da Equipe Técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD), membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy e conselheiro do Instituto Via de Acesso, ONG de Capacitação e Educação de jovens para o mercado de trabalho.

Sua especialidade é a psicoterapia para adolescentes e suas famílias, atendendo, em sua clínica particular, a mais de dois mil pacientes a cada ano, aos quais aplica os princípios da Teoria da Integração Relacional, por ele próprio criada, e técnicas de psicodrama. Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, a pedido do Conselho Federal de Psicologia, seu nome está em terceiro lugar como o autor de pesquisa e referência, antecedido por Freud (1o. lugar) e Jung (2o. lugar).

Para Içami Tiba, a maior parte dos problemas psíquicos dos adolescentes pode ser atribuída ao comportamento de seus pais, que agem eles próprios como adolescentes. Esses pais, na expressão criada pelo médico, estariam vivendo numa fase de "adultescência".
Içami mantém colunas no Jornal da Tarde de S.Paulo, e Revista Viva São Paulo, bem como o programa semanal "Quem ama, educa!" na Rede Vida de Televisão. Recentemente, tornou-se colunista do portal UOL no link de educação, escrevendo artigos quinzenalmente. Com 22 obras publicadas e regularmente reeditadas, foi campeão absoluto de vendas de livros no Brasil em 2003, segundo a Revista Veja.
Lançado em 2002, o clássico Quem ama educa! , já passou de 170 edições, um verdadeiro fenômeno editorial no Brasil. Foi editado em Portugal, Espanha e Itália e vendeu mais de 1 milhão de exemplares, considerando também a versão atualizada. Seu mais recente sucesso, Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos chegou às livrarias no final de 2007.
A nova versão, totalmente revista e atualizada, traz a visão do autor sobre a importância da ética na educação.Figura entre os dez palestrantes mais requisitados do país, com cerca de 3 mil participações de eventos do gênero.
Suas Obras:
• Sexo e Adolescência, Editora Ática, 10ª- ed., 1985.
• Puberdade e Adolescência, Editora Ágora, 6ª- ed., 1986.
• Saiba Mais sobre Maconha e Jovens, Editora Ágora, 6ª- ed., 1989
• 123 Respostas sobre Drogas, Editora Scipione, 3ª- ed., 11ª- impr., 1994.
• Adolescência, o Despertar do Sexo, Editora Gente, 18ª- ed., 1994.
• Seja Feliz, Meu Filho, Editora Gente, 21ª- ed., 1995.
Abaixo a Irritação, Editora Gente, 16ª- ed., 1995.
Disciplina, limite na medida certa, Editora Gente, 72ª- ed. 1996
O(A) Executivo(a) & Sua Família - O Sucesso dos Pais Não Garante a
Felicidade dos Filhos, Editora Gente, 8ª- ed., 1998.
• Amor, Felicidade & Cia., Editora Gente, 7ª- ed., 1998.
• Ensinar Aprendendo, Editora Gente, 24ª- ed., 1998.
• Anjos Caídos - Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do
Adolescente, Editora Gente, 31ª- ed., 1999.
• Obrigado, Minha Esposa, Editora Gente, 2ª- ed., 2001.
• Quem Ama, Educa!, Editora Gente, 160ª- ed., 2002.
• Homem-Cobra, Mulher-Polvo, Editora Gente, 26ª- ed., 2004.
• Adolescentes: Quem Ama, Educa! - Integrare Editora, 38ª ed., 2008.
Entre 2006 e 2007 lançou as versões revisadas e atualizadas dos livros:
• Disciplina: limite na medida certa. Novos Paradigmas, Integrare Editora,
80ª ed., 2008;
• Ensinar Aprendendo. Novos paradigmas na educação, Integrare Editora,
28ª ed., 2008;
• Educação & Amor, Integrare Editora, 2ª ed., 2007;
• Seja Feliz, Meu Filho, Integrare Editora, 25ª. ed., 2007;
• Juventude & Drogas: Anjos Caídos, Integrare Editora, 9ª ed., 2008;
• Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos; Integrare Editora,10ª ed.,
2008.
Venha participar desta importante palestra com Içami Tiba.
Serviço:
Palestra de Içami Tiba
04 de abril de 2012
19h30
Teatro Reinaldo Castanheira – Espaço Cultural
fonte secult

Lançado em Paragominas o Anuário Mineral do Pará

O lançamento do Primeiro anuário mineral do Pará através do sindicato das indústrias minerais do estado do Pará em Paragominas esta semana contou com a participação de diversas autoridades e sociedade em geral. O material didático composto por um livro acompanhado de um DVD contém um resumo das atividades de mineração de bauxita, e uma série de reportagens sobre a maior fonte de economia do estado, que é  a mineração.
Participaram do lançamento do primeiro anuário mineral do Pará, O Prefeito Adnam Demachki, o vice prefeito Paulo Pombo Tocantins, O Diretor de Operações da Hidro Paragominas, Geraldo Brittes, Presidente da Frente Mineral sustentável do estado Raimundo Santos, a vereadora Denise Gabriel. O Presidente da Simineral José Fernando entregou o primeiro anuário mineral ao Prefeito de Paragominas.
Com o tema “A informação a serviço do desenvolvimento sustentável da mineração”. O  Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará  fez o lançamento  do anuário mineral do Pará com a participação de um grande público. O Prefeito de Paragominas recebeu uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do Município.
O Anuário mineral do Pará tem 160 páginas e traz um resumo das atividades de mineração , o conteúdo do material tem  informações sobre a produção, exportação, os investimentos, geração de empregos além de entrevistas com renomados profissionais do setor de mineração no Estado do Pará que inclui entrevista com o Prefeito de Paragominas, Adnan Demachki.
A solenidade de lançamento do primeiro anuário mineral do Pará ocorreu no teatro Reinaldo castanheira no espaço cultural da secretaria municipal de cultura turismo desporto e lazer com a presença de diversos representantes da sociedade civil organizada. Alunos e educadores de várias escolas receberam unidades do anuário, que farão parte do acervo das bibliotecas. Os materiais serão utilizados nas pesquisas escolares dos alunos professores e demais leitores.
 Texto: Adriane Pires