O Projeto recicléia adote essa idéia e um projeto de educação ambiental que existe há sete anos ,e tem como principal objetivo levar para a sala de aula projetos pedagógicos que visam sensibilizar alunos sobre a a preservação do meio ambiente. Alunos e professores elaboram cartilhas educativas.
A primeira cartilha do projeto de educação ambiental recicléia foi elaborada pelos alunos de são Miguel do guamá com o tema: lixo. Os trabalhos pedagógicos foram desenvolvidos através do projeto amigos da escola. A segunda cartilha foi sobre aquecimento global . A terceira cartilha já foi produzida pelos alunos da oitava serie da escola Amilcar batista Tocantins que trouxe o tema Amazônia.
A quarta cartilha também elaborada pelos alunos das escolas Amilcar Tocantins e escolas municipais de mãe do rio. A Cartilha abordou o tema recicléia em : Água para se comer. Foram 4.500 exemplares produzidos e distribuídos nas escolas dos dois municípios.
De acordo com o tema de cada cartilha os alunos e professores participam e produzem peças teatrais sobre educação ambiental contido nas cartilhas. A aluna Nákia Pérola faz o personagem da recicléia, uma boneca confeccionada de materiais recicláveis.
Agora as equipes compostas por dez professores da escola Amilcar Tocantins que atuam diretamente no projeto estão ser preparando para produzirem a quinta cartilha ambiental que terá o titulo recicléia em: municípios para se viver , o objetivo é abranger várias escolas e comunidade em geral dos municípios paraenses, e da Amazônia.
O projeto iniciou em são Miguel do Guamá e se estendeu á vários municípios, incluindo Paragominas. Os alunos e professores da escola Amilcar batista Tocantins estão desenvolvendo o projeto, e expandindo as atividades pedagógicas através de pesquisas, teatros, eles se preparam para confeccionar mais uma cartilha educativa sobre meio ambiente.
Aproximadamente 200 alunos que fazem as pesquisas em jornais , livros na internet levam para a sala de aula e organizam o material didático para se transformar em informações da revista em quadrinhos do projeto recicléia
Ana Paula vice diretora escola Amilcar Tocantins é voluntária do projeto e colaborada, ela afirma que, com a sensibilização sobre meio ambiente, é possível levar conhecimentos sobre a preservação do planeta terra. Os alunos vão preservar o meio ambiente.
A quinta cartilha tem objetivo de discutir a sustentabilidade das cidades, tendo como foco os municípios sustentáveis no mundo no BrasiL e na Amazônia. E a cidade de Paragominas é referencia em sustentabilidade através da implantação do projeto município verde.
Portanto a quinta edição do projeto recicleia é abranger todas as escolas das cidades da Amazônia, e de todo o Brasil e levar o projeto também para outros países.
A Trajetória do lago verde de Paragominas que será inaugurado em breve, também fará parte da elaboração da quinta cartilha de educação ambiental.
As cartilhas estão registradas na biblioteca nacional no rio de janeiro com todos os direitos autorais reservados a autora do projeto a professora Lindalva Fernandes. Já participaram dos lançamentos das cartilhas recicléia em São Miguel do Guamá, karol sakamura, E a atriz Izabel filardes.
O objetivo dos educadores e voluntários que atuam no projeto RECICLÉIA é divulgar em todas as escolas do estado e do Brasil, a importância da preservação do meio ambiente, e a questão ambiental não é uma preocupação local e sim mundial.
A cidade de Paragominas é a terceira cidade do mundo a desenvolver um projeto de sustentabilidade, que é o projeto município verde. E o conteúdo da quinta revista em quadrinhos vai destacar um pouco o projeto.
O Prefeito Paulo Pombo Tocantins recebeu a vista de professores e alunos que estão participando do projeto de educação ambiental . Na oportunidade os alunos fizeram uma entrevista sobre o projeto município verde, as informações vão fazer parte da elaboração da quinta cartilha do projeto recicléia.
fotos: blog recicléia adote essa idéia
Texto: Adriane Pires
Texto: Adriane Pires