lançamento do Projeto Conquistando a Liberdade na escola estadual Guilherme Gabriel a escola jovem, reuniu detentos que cumprem pena em regime fechado e semi aberto. O projeto foi lançado na última quinta feira 26.04. 2012 em Paragominas, Marituba, Santa Izabel do Pará,A baetetuba, Tomé-açu, Salinópolis, Mocajuba, Marabá e Capanema.
O Pátio da escola Guilherme Gabriel no Bairro Paraíso, ficou lotado. Participaram do lançamento do projeto conquistando a liberdade desenvolvido pela superintendência do sistema penitenciário do estado do Pará, e Comarca do fórum de justiça de Paragominas através do setor psicossocial, centro de recuperação regional do município, Núcleo de Reiserção Social e Divisão de Assistência Integrada , Alunos, professores, os detentos internos que cumprem pena em regime fechado, e os detentos internos que cumprem pena em regime semi aberto.
Durante a solenidade de lançamento do projeto conquistando a liberdade em Paragominasos alunos do ensino médio participaram de várias apresentações culturais. A juíza da Terceira Vara Criminal Shérida Pacheco destacou a importância do projeto conquistando a liberdade que foi lançado em nove municípios do estado do Pará incluindo Paragominas.
O projeto tem o objetivo de ressocializar os detentos fazendo com que os mesmos obtenham a cidadania. De acordo com dados do Projeto conquistando a Liberdade a população carcerária do estado do Pará é de 11.408 presos distribuídos em 39 unidades penitenciárias
Os detentos ministraram palestras com o tema ‘‘Não faz o que eu fiz’’. Eles conversaram e responderam á várias perguntas dos alunos do ensino médio da escola Guilherme Gabriel sobre as experiências vivenciadas, e os serviços sociais que estão desenvolvendo nas escolas para obterem a liberdade.
Texto Adriane Pires