Páginas
Pesquisar
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Campanha de Vacinação será no dia 01 de Dezembro
A Secretaria Municipal de Saúde através do departamento de vigilância sanitária está organizando os preparativos para a 2ª etapa da Campanha de vacinação anti rábica no município de Paragominas.
De acordo com a médica veterinária e coordenadora do setor da vigilância sanitária no município de Paragominas Sara de Fátima da Silva, a vacinação para cães e gatos será no dia 01 de Dezembro e é destinada aos animais a partir de um mês de vida.
A primeira etapa da campanha deste ano realizada no dia 17 de março imunizou contra a raiva canina e felina 17.203 animais em mais de 20 postos disponibilizados nos diversos bairros da cidade, escolas, postos de saúde e praças,e comunidades rurais.
No total foram distribuídos no município de Paragominas através do ministério da saúde na primeira fase da campanha deste ano 19 062 vacinas, e imunizados contra a raiva,13.886 cães e 3.317 gatos.
A segunda fase da campanha que será realizada no mês que vem, contará com a participação de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias,Coordenadores, e Voluntários.
Serão 98 vacinadores e registradores, seis veículos serão utilizados para auxiliar as equipes no dia da campanha de vacinação, além de um automóvel volante e um vacinador vão percorrer outros pontos da cidade para a localização de animais para serem vacinados.
O objetivo das campanhas de vacinação é imunizar os animais contra a raiva, e assim atingir a meta da campanha estabelecida pelo ministério da saúde.Além da campanha de vacinação anti rábica haverá também a coleta de sangue em animais para leishmaniose.
A vacina contra raiva é gratuita e encontra-se disponível em toda a rede do Sistema Único de Saúde.O Brasil é considerado exemplo na erradicação da raiva animal, graças a implantação de programas eficazes de vacinação.
Portanto no dia da campanha de vacinação contra a raiva canina e felina, leve seu animal de estimação em um posto de vacinação mais próximo de sua casa para receber a dose da vacina para ser imunizado contra a raiva.
Adriani Pires
Jornalista DRT-PA 23 43