Páginas
Pesquisar
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Reforma e Ampliação do Hospital Municipal de Paragominas
O Hospital Municipal de Paragominas está passando por uma ampla reforma e adequação para atender melhor os usuários. O objetivo é implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no município.
A implantação e criação desse projeto tiveram princípios respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional da cidade. A reforma, ampliação e construção do centro obstétrico, são obras que vão melhorar a qualidade dos serviços já prestados pelo Estabelecimento de Saúde. Essa é uma das grandes preocupações do poder público municipal levar uma saúde de qualidade, fazer com que as equipes que atuam 24 horas por dia possam melhorar a qualidade do atendimento, para uma melhor recuperação dos pacientes que recebem atendimentos.
A reforma e ampliação incluem uma sala para atender primeiro as gestantes, uma sala para o acolhimento dos acompanhantes das gestantes durante todo o processo de parto, pré-parto e pós-parto. Estão sendo construídas 02 salas para a realização de cirurgias, 3 salas PPP que são: pré-parto, parto e pós-parto. Está sendo construída também mais uma sala de cuidados do RN (Recém-nascido). Está sendo construída ainda uma enfermaria com alojamento conjunto, para que o recém-nascido continue ficando ao lado da mãe e não em berçários.
A ampla reforma atende o projeto da Rede Cegonha, e está sendo desenvolvida com recursos do Governo Federal e da prefeitura de Paragominas. O Investimento deste empreendimento é de aproximadamente 600.000 mil reais. A prefeitura por meio da secretaria municipal de saúde fez a execução do projeto de ampliação e construção dos novos ambientes. E esse grandioso projeto foi encaminhado ao Ministério da Saúde no qual foi aprovado.
A obra teve início em setembro de 2014 e está prevista para ser concluída em março de 2015. Atualmente o Hospital Municipal de Paragominas realiza 180 partos por mês e 2.160 partos por ano. E com a reforma o índice desses atendimentos vai aumentar. De acordo com o superintendente do Hospital Municipal de Paragominas Marcondes Mateus, a obra vai levar melhorias aos pacientes, usuários e profissionais que trabalham no hospital, oferecendo também uma melhor assistência e um atendimento mais humanizado, com ambientes mais seguros, e principalmente mais tranquilidade e conforto a todos que recebem atendimentos nas mais diferentes áreas da saúde pública.
As obras estão melhorando principalmente a estrutura física do hospital, fazendo com que os pacientes que são atendidos possam ter uma melhor recuperação após passarem por cirurgias, atendimentos e procedimentos diversos que são necessários para que os pacientes possam ter mais saúde, uma vida mais saudável e principalmente longevidade
Texto: Adriani Pires DRT 23-43 -PA