A criação do PROCON foi um grande avanço para democracia e cidadania, hoje conta com 11 órgãos de defesa do Consumidor no Estado do Pará. Paragominas em especial começou suas atividades em 25 de fevereiro de 2009.
O Procon é um órgão administrativo de defesa do consumidor e assistente do Poder Judiciário, tem como principal objetivo orientar os consumidores sobre seus direitos e fiscalizar relações de consumo desempenhando um papel educativo e conciliatório.
De acordo com a coordenadora do Procon Paragominas Maíra Momonuki quando o consumidor se sentir lesado em algum estabelecimento comercial, a orientação repassada para os mesmos é que a princípio efetue uma reclamação na própria empresa, solicitando ordem de serviço ou protocolo de atendimento, e posteriormente não sendo resolvido o problema, o consumidor deve procurar o Procon imediatamente para que seja realizado o procedimento administrativo.
Para abertura de processo o consumidor deve apresentar cópias de sua documentação, recibos, nota fiscal, contrato ou qualquer outro documento que comprove a veracidade dos fatos.
Ainda de acordo com a coordenadora do Órgão de defesa do consumidor no município, somente através de um bom diálogo muitos entram em acordo e buscam da melhor forma possível as soluções para a problemática.
Lideram o ranking de reclamações no Procon de Paragominas: Energia elétrica, compras na internet, cobrança indevida e juros abusivos e restituição de valores.
O Procon lança uma lista de cadastro anual com todas as reclamações efetuadas no órgão, informando nome da empresa e se a demanda foi atendida ou não pelos consumidores que utilizam os serviços.
O órgão de desfesa do consumidor em Paragominas funciona no Centro da cidade no Prédio do Serviço de atendimento ao cidadão.