A veterinária e a coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária Sara de Fátima e kerly Passos do setor de endemias da secretaria municipal de saúde, participaram de um treinamento para teste rápido qualitativo para detecção de anticorpos de cão para leishmania em soro plasma, denominada de leishmaniose visceral canina.
O treinamento aconteceu nos dias 05 e 06 de setembro de 2012 no Auditório do 5º CRS Centro Regional de Saúde de São Miguel do Guamá . Um levantamento sobre o índice de leishmaniose no município de Paragominas foi elaborado pelo setor de vigilância em saúde de Paragominas e foram detectados nos últimos três anos, apenas dois casos de Leishmaniose visceral em pessoas, sendo um no bairro Laércio Cabeline, e outro numa comunidade rural.
As duas pessoas portadoras da doença fazem tratamento e acompanhamento no Hospital Municipal. O setor de vigilância em saúde de Paragominas irá receber Kits para auxiliar e detectar ante corpos específicos de leishmaniose canina.
O município irá fazer a coleta de amostragem de soro canino na área urbana e rural onde as duas pessoas foram diagnosticadas com Leishmaniose visceral canina para retirada de possíveis animais contaminados
O objetivo do trabalho educativo é levar orientações a população sobre a prevenção e controle dos vetores que transmitem a doença, e detectar possíveis casos suspeitos de leishmaniose, para que as devidas providências sejam tomadas no sentido de evitar a proliferação de leishamaniose visceral, tanto nas comunidades urbana como nas comunidades rurais.