sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ações do Projeto NovosHorizontes no mes de Outubro de 2011


O Projeto NOVOSHORIZONTES  que inclui  ciclo de palestras  e encontros  vem sendo  desenvolvido pelo Fórum de justiça de Paragominas desde o ano de 2010. 
A  Dra Shérida Keila Pacheco , Juíza da 3ª Vara penal  solicitou a equipe do setor psicossocial  a elaboração,  e a organização  de atividades  para serem desenvolvidas  com os egressos  do Fórum da  Comarca de Paragominas.
 
                                                               Foto   Augusto césar 
Durante as ações  desenvolvidas no projetonovoshorizontes, As pessoas que recebem  o benefício  do livramento condicional através da justiça , ou o cumprimento de pena  em regime aberto  assinam  o livro dos  réus, uma forma de prestação de contas com a justiça.  Na oportunidade  os beneficiários recebem  também atendimentos diversos principalmente no que se refere a auto estima, buscando assim a recuperação de cada participante.

No início do projeto as atividades eram  realizadas todo mês,  a partir deste ano as palestras passaram a ser ministradas  a cada três meses. O objetivo do projeto novoshorizontes  é proporcionar  apoio sócio educativo  aos beneficiários até o cumprimento  final da pena,  que é estabelecida  pela justiça para cada um .

Os temas abordados  no projeto estão relacionados as necessidades  e situações apontadas pelos próprios beneficiários do projeto através de questionários. As palestras incluem temas da atualidade: Prevenção ao uso de drogas, Cidadania, Orientação Jurídica, Educação e Motivação. 

São homens e mulheres que praticam os mais diferentes tipos de delitos, e ao  prestarem contas com a justiça,  os mesmos ao obterem a recuperação retornam a sociedade, ao mercado de trabalho, e no ambiente familiar. 
No dia 26 de outubro no Fórum de Justiça de Paragominas acontece mais uma ação   do projeto Novoshorizontes. Será ministrada a palestra:  EDUCAÇÃO COMO CRESCIMENTO PESSOAL E SOCIAL

Texto: Adriane Pires