quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ações do Procon em Paragominas


A criação do PROCON foi um grande avanço para democracia e cidadania, hoje conta  com 11 órgãos de defesa do Consumidor no Estado do Pará. Paragominas em especial começou suas atividades em 25 de fevereiro de 2009.

O Procon é um órgão administrativo de defesa do consumidor e assistente do Poder Judiciário, tem como principal objetivo orientar os consumidores sobre seus direitos e fiscalizar relações de consumo desempenhando um papel educativo e conciliatório.

De acordo com a coordenadora do Procon Paragominas Maíra Momonuki quando o consumidor se sentir lesado em algum estabelecimento comercial, a orientação repassada para os mesmos é que a princípio efetue uma reclamação na própria empresa, solicitando ordem de serviço ou protocolo de atendimento, e posteriormente não sendo resolvido o problema, o consumidor deve procurar o Procon imediatamente para que seja realizado o procedimento administrativo.

Para abertura de processo  o consumidor deve apresentar cópias de sua documentação, recibos, nota fiscal, contrato ou qualquer outro documento que comprove a veracidade dos fatos.
Ainda de acordo com a coordenadora do Órgão de defesa do consumidor no município, somente  através de um bom diálogo muitos entram em acordo e buscam  da melhor forma possível as soluções para a problemática.

Lideram o ranking de reclamações no Procon de Paragominas: Energia elétrica, compras na internet, cobrança indevida e juros abusivos e restituição de valores.

O Procon lança uma lista de cadastro anual com todas as reclamações efetuadas no órgão, informando nome da empresa e se a demanda foi atendida ou não pelos consumidores que utilizam os serviços.

O órgão de desfesa do consumidor em Paragominas funciona no Centro da cidade  no Prédio do Serviço de atendimento ao cidadão.