quarta-feira, 21 de março de 2012

Escritora Laila Maffra Ministra Palestra em Paragominas

 
Alunos do Projovem Adolescente participaram de palestra no Centro de Ações Sócio Educativas para crianças e adolescentes, através do projeto  escola sem drogas. A palestra foi ministrada pela coordenadora do projeto escola sem drogas, Laila Maffra, formada em teologia, técnica em reabilitação de dependentes químicos, e autora do livro: droga  disfarce irresistível.
Com a finalidade de conscientizar Jóvens e Adolescentes sobre os males provocados pelas drogas. Esta semana uma turma do projovem adolescente ,se reuniu com a escritora de uma das edições do livro que enfatiza temas relacionados aos perigos que as drogas oferecem aos seres humanos.
Durante as atividades, os alunos assistem a vídeos  educativos, e recebem informações sobre os perigos provocados pelas drogas. Amanda Karolina, uma jovem estudante que mora em Paragominas, e participa das atividades do  Projovem,  elaborou um texto sobre o conteúdo do livro: droga disfarce irresistível.
 A aluna adquiriu conhecimentos sobre a realidade vivida pela autora do livro, Laila Maffra que passou por situações terríveis durante o período em que se envolveu com as drogas.Todos os alunos recebem o livro, escrevem suas opiniões, e fazem um breve resumo sobre a temática publicada no livro.
A Palestrante e  autora do livro droga um disfarce irresistível, se recuperou  em clínicas que resgatam  a saúde de dependentes  de drogas, e depois que participou de um encontro com espiritual , com apoio de grupos religiosos que  pregam a palavra de Deus.
O Projeto  escola sem drogas é aprovado pelo CONEDE/PA,  conselho estadual sobre drogas, é composto por  aproximadamente  10 pessoas. Os grupos fazem palestras em escolas localizadas em vários estados. Durante o evento, os participantes  do projovem assistiram ao filme: A lenda do boto. Uma forma de conscientizar o público escolar, a não serem influenciados pelas drogas.
Após as palestras, as cartas enviadas pelos alunos são lidas e analisadas por técnicos, psicólogos, assistentes sociais, e pela própria autora Laila Maffra, para  identificar possíveis  jovens que correm o risco de se tornarem dependentes químicos.
Helena Moura coordenadora Projovem Adolescente,projeto social desenvolvido  em Paragominas através da secretaria municipal de assistência social, destacou a importância de levar orientações preventivas aos alunos, e os males provocados pelo consumo de intorpecentes. Os educadores  tem a responsabilidade de formar futuros cidadãos.
Havendo situações de jovens que confessam que estão consumindo algum tipo de droga, e pedem ajuda, os mesmos são enviados para a associação Viver livre, um ambulatório que faz parte do programa escola sem drogas, localizado no interior do estado de São Paulo, na cidade de Boituva.
Texto:Adriani Pires