terça-feira, 6 de março de 2012

Núcleo de Reabilitação Física Promoveu Ação de Saúde

Núcleo de Reabilitação Física Municipal de Paragominas realizou uma ação de saúde no Abrigo João de Deus  da casa  são Vicente de Paulo no Bairro jardim Bela Vista, com vários serviços de saúde. Os idosos receberam uma atenção especial por parte da equipe, e serviços na área da saúde.
Os  ansiãos do abrigo João de Deus foram atendidos pelas equipes do núcleo de reabilitação física do município composto por três fisioterapeutas e dois técnicos de enfermagem.  A fisioterapeuta  Barbara Lacerda  destacou a importância dos cuidados com a saúde, principalmete na terceira idade, e os resultados da fisioterapia que recupera os movimentos do corpo humano.  
A ação no abrigo de idosos teve  como principal objetivo levar saúde as pessoas que precisam de cuidados especiais  com a saúde, afinal eles  fazem acompanhamentos médicos, e precisam tomar medicamentos diariamente para controlar diabetes, hipertensão arterial entre outras doenças que atingem a população da melhor idade.  
A ação incluiu:  a verificação da saúde das  pessoas  da melhor idade que são acolhidas, e recebem cuidados no abrigo. Todos recebem apoio, atenção e cuidados específicos na instituição. Dona Ana Maria tem 99 anos e precisa de cuidados especiais com  a saúde, ela participou da ação.
O senhor Antonio ferreira  tem uma longa experiência de vida, com  100 anos de idade,  ele também vive no abrigo de idosos. Os  idosos do abrigo se distanciaram das famílias, muitos não tem família, ou foram abandonados, e hoje eles  recebem apoio da comunidade, da Prefeitura e dos membros e voluntários.A irmã Emília Estevan dos Santos que cuida dos idosos e idosas do  abrigo João de Deus desenvolve o trabalho social  com muita garra e determinação.
Diosé Lira fisiterapeuta  de lesões desportivas  e coordenador do núcleo de reabilitação física do município organizou a ação de saúde em prol dos idosos do abrigo.
Os serviços da ação de saúde foram: verificação da glicemia que consiste em medir a quantidade de açúcar no sangue, técnicas de relaxamento e  alongamentos,  atividades físicas para a reabilitação da coordenação motora das articulações e dos membros do corpo humano, orientações posturais de fundamental importância,  afinal de contas a maioria das pessoas que vivem na instituição precisam se locomover através da ajuda de voluntários e colaboradores, uma vez que a maioria se locomovem através de  cadeira de roda, devido o estado frágil de saúde e da idade avançada.
Texto.  Adriani  Pires