sexta-feira, 9 de março de 2012

MULHER E A EVOLUÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO


As mulheres estão alcançando os seus espaços no mercado de trabalho. Dilma Russef  é a primeira mulher Presidenta da República.
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República apresentou ontem a  foto oficial da presidenta Dilma Rousseff. O material foi produzido no dia 9 de janeiro pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Roberto Stuckert Filho.
A sessão de fotos durou uma hora e meia e ocorreu no Palácio da Alvorada. A própria presidenta Dilma Rousseff fez a escolha final da foto que será afixada em prédios e salas da administração federal.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Funções que eram exercidas somente por homens, atualmente já são ocupadas pela classe feminina. São mães de famílias que dependendo das situações precisam comandar a casa e cuidar dos filhos sozinhas.
Duas costureiras de Paragominas mãe e filha são exemplos que merecem ser destacados. Raimunda e Mira afirmam que nunca participaram de curso ou treinamento na área de consertos e confecção de roupas.
A costureira Raimunda Nonata é uma das mulheres pioneiras do Município de Paragominas. A antiga máquina de costura das profissionais da costura não se fabrica mais. As costureiras guardam com muito orgulho o equipamento de trabalho que elas  aprenderam a costurar.
Com muita garra e determinação as costureiras atendem aproximadamente 250 clientes diversas. Hoje elas produzem uniformes para empresas, roupas de todos os estilos e modelos.
Ao longo de muitos anos  Dona Raimunda Nonata e Dona Maria de Fátima conseguiram sustentar  a família e montar um pequeno negócio para atender a comunidade, e assim aumentar o orçamento familiar.