segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cartilha do Projeto Recicléia destaca a cidade de Paragominas

O Projeto recicléia adote essa idéia e um projeto de educação ambiental que existe há sete anos ,e tem como principal objetivo levar para a sala de aula projetos pedagógicos que visam sensibilizar alunos sobre a a preservação do meio ambiente. Alunos e professores elaboram cartilhas educativas.
A primeira cartilha do projeto de educação ambiental recicléia foi elaborada  pelos alunos de são Miguel do guamá  com o tema:  lixo. Os trabalhos pedagógicos foram desenvolvidos  através do projeto amigos da escola. A segunda cartilha foi sobre aquecimento global . A terceira cartilha já  foi produzida pelos alunos da oitava serie da escola Amilcar batista Tocantins  que trouxe o tema Amazônia.
 A quarta cartilha também  elaborada pelos alunos das escolas Amilcar Tocantins e escolas municipais de mãe do rio. A Cartilha abordou o tema recicléia em : Água para se comer.  Foram 4.500 exemplares produzidos  e distribuídos nas escolas  dos dois municípios.
De acordo com o tema  de cada cartilha os alunos e professores participam e produzem peças teatrais sobre educação  ambiental  contido nas cartilhas. A aluna Nákia Pérola faz o personagem da recicléia, uma boneca confeccionada de materiais recicláveis.
Agora as equipes  compostas por  dez professores da escola Amilcar Tocantins que atuam diretamente no projeto  estão ser preparando para  produzirem a quinta cartilha  ambiental que terá  o titulo recicléia em: municípios para se viver , o objetivo é abranger várias escolas e comunidade em geral dos municípios paraenses, e da Amazônia.


O projeto  iniciou em são Miguel do Guamá e se estendeu á vários municípios, incluindo Paragominas. Os alunos e professores da escola Amilcar batista Tocantins estão desenvolvendo o projeto, e expandindo as atividades pedagógicas através de pesquisas, teatros,   eles  se preparam para confeccionar mais uma cartilha educativa  sobre meio ambiente.
Aproximadamente 200 alunos  que fazem  as  pesquisas  em jornais , livros na internet  levam para a sala de aula e organizam o material didático para se transformar em informações da revista em quadrinhos do projeto recicléia
Ana Paula  vice diretora escola Amilcar Tocantins é voluntária do projeto e colaborada, ela afirma que, com a sensibilização sobre meio ambiente, é possível levar conhecimentos sobre a preservação do planeta terra. Os alunos vão preservar o meio ambiente.
A quinta cartilha tem objetivo de discutir a sustentabilidade das cidades, tendo como foco os municípios sustentáveis no mundo no BrasiL e na Amazônia. E  a cidade de Paragominas é referencia  em  sustentabilidade através da implantação do projeto  município verde.
Portanto a quinta  edição do projeto recicleia é abranger todas as escolas  das cidades da Amazônia, e de todo o Brasil e levar o projeto também para outros países.
A Trajetória do  lago verde de Paragominas que será inaugurado em breve, também fará parte da elaboração da quinta cartilha de educação ambiental.
As  cartilhas estão registradas na biblioteca nacional no rio de janeiro com todos os direitos autorais reservados a autora do projeto  a professora  Lindalva Fernandes. Já participaram dos lançamentos das cartilhas recicléia em São Miguel do Guamá, karol sakamura, E a atriz Izabel filardes.



O objetivo dos educadores e voluntários que atuam no projeto RECICLÉIA é divulgar em todas as escolas do estado e do Brasil, a importância da preservação do meio ambiente, e a questão ambiental não é uma preocupação local e sim mundial.
A cidade de  Paragominas é a terceira cidade do mundo a desenvolver um projeto de sustentabilidade, que é o projeto município verde. E o conteúdo da  quinta revista  em quadrinhos vai destacar um pouco o projeto.
O Prefeito Paulo Pombo Tocantins recebeu a vista de professores e alunos que estão participando do projeto de educação ambiental . Na oportunidade os alunos fizeram uma entrevista sobre o projeto município verde, as informações vão fazer parte da elaboração da quinta cartilha do projeto recicléia.
fotos: blog recicléia adote essa idéia
Texto: Adriane Pires